quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os 20 acordos entre Brasil e China



A Presidenta Dilma Rousseff deve ficar na China até o próximo sábado (16) para afirma a assinatura dos 20 acordos entre Brasil e China. A presidenta Dilma que já encontrou com o Presidente Chinês  Hu Jintao no Palácio do Povo em Pequim, já conseguiu grandes progressos em seu encontro o que deve proporcionar o fechamento dos acordos bilaterais e de cooperação entre os dois países. Abaixo segue alguns dos 20 acordos que serão amplamete debatido entre os dois governos até o próximo sábado(16).


Defesa - Parcerias em produtos, serviços, gestão em material de defesa, e troca de conhecimento no setor. Também prevê intercâmbio de informações sobre a atuação dos dois países em missões de paz das Nações Unidas.

Recursos hídricos - Parcerias no gerenciamento dos recursos hídricos e proteção de mananciais.

Pesos e medidas - Acordo entre o Inmetro e empresa chinesa para a troca de conhecimento sobre produtos dos dois países, como pesos, medidas, qualidade.

Agricultura - Parcerias no desenvolvimento de tecnologia em agricultura, para ampliar a produção de alimentos.

Agricultura tropical - Parceria no desenvolvimento de tecnologia específica para a produção de alimentos em clima tropical.

Pesquisa agrícola - Instalação do Labex China, um laboratório da Embrapa que vai desenvolver pesquisas na área agrícola em conjunto com pesquisadores chineses.

Esportes - Preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Prevê o intercâmbio de especialistas e troca de experiências.

Nanotecnologia - O objetivo é desenvolver, em conjunto, novos materiais a partir de átomos, como chips de computador.

Bambu - Novas tecnologias na exploração e produção de materiais feitos a partir do bambu.

Biocombustíveis - Parcerias no desenvolvimento de energia dos biocombustíveis. Uma das possibilidades na China é desenvolver biocombustível a partir de algas.

Educação - A finalidade é aprofundar, no Brasil, os estudos sobre China, em parceria com a UFRGS e Instituto Confúcio

Intercâmbio - Expandir o conhecimento mútuo dos dois países e disseminar o mandarim no Brasil e o português, na China.

Energia - Desenvolver linhas de transmissão de energia de longa distância em parceria entre a Petrobras e o State Grid.

Telecomunicações - O investimento será de US$ 200 milhões e terá como finalidade a produção de equipamentos de comunicação em território brasileiro.

Carne de Porco - Expandir a exportação de carne de porco para China, a china passara a comprar cerca de 10% da carne de porco importada do país.

Aviação - O Brasil vai produzir na China aviões comerciais tipo Legacy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails