sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Trotsky estava certo.

A teoria de Marx, Engels e Lenin, na sociedade socialista o Estado se dissolveria aos poucos. Os trabalhadores administrariam as empresas e a economia. Democraticamente, a própria sociedade se autogovernaria. Lenin acreditava que os sovietes teriam cada vez mais poder para decidir no lugar do estado. Porém nada disso aconteceria na URSS.
No tempo de Stalin, o Estado inchou e passou a controlar tudo, decidir tudo, e os sovietes perderam o poder. A URSS era uma ditadura em que Stalin e o partido tomavam todas as decisões. Quem criticasse o poder ia para a prisão na Sibéria (aonde as temperaturas chegavam a 50 graus a baixo de zero). A imprensa era unica e pertencia ao partido, os livros escolares só divulgavam as idéias dos burocratas stalinistas.
Até as obras modernas foram proibidas porque eram tidas como obra de arte decadente, incompreensível para as massas trabalhadoras. O governo soviético se autoproclamava a "ditadura do proletariado", inspirado nos ideais marxistas. Mas, como o proletariado podia cada vez menos dar palpites, melhor seria dizer a "ditadura da burocracia".
Esse último termo - ditadura da burocracia - era a grande crítica de Trotsky ao regime soviético. Esse revolucionário russo afirmava que os principio escritos por Marx, Engels e Lenin jamais foram praticados, pois a realidade deste país era completamente diferente das ideais originais destes. Para Trotsky, o que existia na URSS, era uma ditadura da burocracia do Partido. As conquistas econômicas da Revolução se mantinham, o que fez a URSS se tornar uma grande potência mundial, porém, a democracia operária fora abortada pelos burocratas do Partido Comunista "Stalinista".

Bibliografia: Oliveira, Luiz Fernandes de, 1968 - Sociologia para jovens do século XXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails