quarta-feira, 17 de junho de 2009

CFCH - UFPE: uma herança da Ditadura

O Centro de filosofia e Ciências humanas - CFCH, assim denominado a partir de 1974, resultou da fusão de vários departamentos da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pernambuco (fafipe), criada em 1950, e do instituto de Ciências do homem, inicialmente denominado de instituto de Filosofia e Ciências humanas. Ocupa uma área de 25.690 metros quadrados, abrigando laborátios de pesquisa e ensino e uma biblioteca setorial.

Sua estrutura é baseada nos ideais da época da ditadura militar , que preferia construir grandes prédios em Universidades para dificultar possíveis reuniões de alunos de diversos cursos, contra a Ditadura Militar que teve presente entre as década de 60 e final da década de 80. Com objetivos de colocar cada curso em um respectivo andar dificultando sua interação, com objetivos claros de evitar atos contra a ditadura.

Hoje em dia o CFCH da UFPE abriga os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Ciências Políticas, Psicologia, História e Ciências Geográficas.


O 15º andar


O 15º andar do CFCH tem uma triste estatística de suicídios que vem acontecendo ao longo dos anos, praticamente todo ano, pelo menos um caso de suicídio volta a ocorrer o CFCH e nenhuma medida nunca foi feita, para evitar mais mortes, que continuam a acontecer, além disso as notícias de suicídio são abafadas e nunca são divulgadas nos meios de comunicações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails